Line

Fotos

O município de Gonçalves, emancipado em 1962, possui uma população de aproximadamente 4000 habitantes, sendo a maioria na zona rural

Nesta foto temos a vista da cidade do alto do mirante do cruzeiro.

O clima frio, a topografia e a vegetação característica com araucárias e hortências fazem da região um dos novos pólos turísticos de Minas Gerais.

Situado no alto da Serra da Mantiqueira, fazendo divisa com o estado de São Paulo, o município possui um dos melhores climas do Brasil, com muito ar puro, inúmeras nascentes d'água e várias montanhas acima de 2000 metros de altitude.

Nesta foto temos a Pedra Chanfrada, vista do alto da Pedra do Forno.

A Pedra do Forno, com 1970 metros de altitude, tem esse nome devido a seu formato semelhante a um forno à lenha. Uma trilha entre araucárias e matas nativas permite alcançar seu topo, de onde pode-se ter um visão de 360 graus da região.

A Pedra Chanfrada é um paredão vertical com cerca  de 120m de altura, cujo topo também pode ser alcançado por uma trilha. Já foi feito um rapel nessa parede e está sendo aberta uma via para escalada.

A Pedra do Barnabé, junto com as pedras do Forno e Chanfrada, formam as Três Orelhas que dão nome à serra e ao bairro de São Sebastião das Três Orelhas

A cachoeira do retiro é dá o nome a uma série de quedas consecutivas em um trecho do rio com vários quilômetros de extensão.

A queda principal forma um poço fundo que depois escorre em corredeiras.

Na parte superior da queda principal existe uma piscina rasa emoldurada com pedras, formando a nossa "Janela para o Céu".

A região de Gonçalves está se tornando um pólo de agricultura orgânica, produzindo frutas, verduras e muitas espécies exóticas como alcachofra, kiwi, amora, framboesa, tomate de árvore (tomarillo), physalis e mirtilo (blueberry).

Existe uma associação de produtores orgânicos, a "Orgânicos da Mantiqueira" que vende sua produção na cidade e também fornece para os grandes atacadistas.

A alcachofra, quando não colhida, se abre e revela os 'espinhos' coloridos.
Existem várias espécies de tomarillo, cada uma com sabor e aparência próprios.

 

A physalis é uma planta de origem amazônica que cresce naturalmente na região, sendo conhecida por 'Japoca' ou 'Joá de Capote'. Ela possui uma cobertura que protege o fruto e que fica seca quando este está maduro.

Amoras e framboesas são colhidas no final do ano e utilizadas na fabricação de geléias e licores.

A vegetação nativa possui uma grande variedade de samambaias , folhagens e flores

A samambaia açu é uma espécie em extinção, pois antigamente era usada para fabricar vasos e comercializada com o nome de "Xaxim". Atualmente sua extração está proibida pelo IBAMA.

 

Folhagens, flores, trepadeiras, espécies exóticas e endêmicas, até um inusitado "coração" podem ser facilmente observados em uma curta caminhada pela mata até a cachoeira de São Sebastião.

Esta destilaria produz cachaça totalmente sem utilização de energia externa, pois a moenda é acionada por uma turbina à água e o alambique queima o bagaço da cana moída.

Na zona rural existem vários bairros que preservam as características originais dos primeiros colonizadores, como casas de pau-a-pique, a agricultura familiar e as festas religiosas

Saindo de São Sebastião das Três Orelhas existem caminhos por terra que levam até São Bento do Sapucaí (via bairro Serranos), Monte Verde e São Francisco Xavier.

 

Enduro fotográfico

    Tudo começou meio de farra, eu e os amigos nos reuníamos para dar umas voltas na Rural-Willis (o bisavô das SUV modernas) e tomar umas cervejas pelo caminho. Como quase todos gostavam de fotografia e a Rural andava mais devagar que um galinho garnizé (quando não quebrava), o passeio sempre rendia boas fotos.

    Logo o passeio foi batizado de "Enduro-Fotográfico". Com o tempo a Rural se foi, mas idéia persistiu e resolvi reavivá-la; sempre que vou fazer um passeio eu levo a máquina e tendo tirar boas fotos, que sirvam não só para mostrar o caminho, mas principalmente para dar um ponto de vista fotográfico das possibilidades da região.

    Cada um dos links abaixo abrirá em uma nova janela, com fotos maiores e de melhor resolução.  Desabilite o bloqueador de pop-ups e bom passeio:

Pousada Três Orelhas - São Sebastião das Três Orelhas
Gonçalves - Minas Gerais - Brasil

Line

Porque Três Orelhas?   A pousada   Os chalés   O café da manhã   Tarifas

   Como chegar, mapas   Reservas e dicas   Eventos   Diversão   Fotos   E-mail

   Preserve o meio ambiente   Links   Home

Parceiros de São Sebastião das Três Orelhas

 

Reservas:


(35) 99954-9980 : VIVO - CELULAR

(35) 3654-1376 : OI - RECEPÇÃO